quinta-feira, 8 de março de 2012

8 DE MARÇO de 2012 - NISE DA SILVEIRA UMA BRASILEIRA DE VALOR

Nise por Di Cavalcanti/1958

















Nise , jovem em Maceió/Al.















Dra Nise da Silveira, alagoana, mulher corajosa, estudiosa, digna, uma revolucionária.

Transformou as práticas de saúde mental no Brasil, desenvolveu o conceito terapêutico sobre a emoção de lidar.
A Dra. é uma referência em minha vida, desde a infância. Prima de primos de meu pai, também, alagoano. Foi a primeira mulher em Alagoas a se formar em medicina.
Presa política da Era Vargas, esteve na Cela 4, a primeira prisão política feminina brasileira. Em sua companhia algumas ilustres brasileiras, como ela, lutavam por liberdade e democracia.

Eneida- a cronista paraense, Beatriz Bandeira - a poetisa e professora do Conservatório Nacional de Teatro, Maria Werneck - advogada carioca, Olga Benário - militante comunista, Haydée Nicolucci, Elvira Cupello, Elisa Berguer, Eugênia Álvaro Moreyra - jornalista.


" SENHORA DAS IMAGENS INTERNAS”, como Martha Pires Ferreira, organizadora de Escritos dispersos de Nise, em Cadernos da Biblioteca Nacional, a chamou.
“ARQUEÓLOGA DOS MARES", título de livro de Bernardo Carneiro Horta. O autor conta-nos um pouco de sua história, por biografemas - conceito usado por Roland Barthes, e utilizado por Bernardo, para "narrar a existência de forma fragmentada, criativa, vital".


“A dama do inconsciente" é a brasileira que homenageio neste 8 de março de 2012.
Com ela aprendemos muito, e teremos sempre o que aplicar em nosso cotidiano com o outro. Sua obra contém lições que estão, ainda, por serem aprendidas.
Convido a todas e todos: Descubram com NISE A EMOÇÃO DE LIDAR!

Nise é responsável pela criação do Museu de Imagens do Inconsciente, em 1952.
Em 1955 cria o Grupo de Estudos Carl Gustav Jung - GECGJ- que existe até hoje, e se reúne duas quartas-feiras por mês, em Botafogo, na Casa das Palmeiras. Fundada, em 1956.
Instituição pioneira, de portas abertas, realiza acolhimento-dia e atividades em terapia ocupacional, visando a inclusão dos clientes, através da emoção de lidar. Expressão criada por Nise para definir novos conteúdos terapêuticos que transformaram a área de saúde mental.
Ver link abaixo:
http://casadaspalmeiras.blogspot.com/

UM FELIZ DIA DAS MULHERES! UM 8 DE MARÇO SEM VIOLÊNCIA! COM PAZ E PAIXÃO PELA VIDA.

Maysa

2 comentários:

Anônimo disse...

Maysa, Você como sempre criativa -
belas e profundas palavras para nossa eterna Nise.
O Grupo de Estudos C. G. Jung, que você participa com paixão, agradece seus acenos.
Como fadas encantemos o mundo!
Todos os dias são nossos!
bjs.
martha pires ferreira

Maysa disse...

Querida Martha


É possível que os dias sejam nossos. Até pode acontecer que os transformemos, buscando retomar o fio da energia da Dra., que transformou muitos dias, de muitas vidas.

Nutrir-se de paixão é meio caminho para a vitória da obstinação.
Um abraço carinhoso.
Maysa