sábado, 8 de maio de 2010

SEGUNDO DOMINGO DE MAIO- ALEGRIAS e DOR

Foto cel. Maysa/2009



A tristeza faz parte da vida. Ensina a ser manso e a falar baixo... Diz -nos Rubem Alves; então vou aceitando esses dias onde sua visita não me aquieta, mas como toda tristeza que se preza, impõe-se.
Admito o passar do tempo, transformando-nos em criaturas fugazes, etéreas. Projetos que perdem o sentido ou urgências que nos atravessam. Vida que chega e que parte, independente de nossos desejos.
Nos traz suculentos desafios para serem digeridos, calmamente. O tempo corre lá fora e, aqui dentro do peito, o compasso é idêntico. A pulsação ironiza a emoção. Tudo pode tornar-se igual para ser diferente, em nós! Mais uma vez. O que perdurará?
Acredito no amor; em todas as formas do amor. Viver é : contemplar e agir para que o amor brote sempre. Apareça em cada olhar, sob sorriso ou lágrima vertida. E, suponho cada cântico uma oferenda à vida pelo amor aturdido ou sereno!
O que dizer desse amor que encanta a, quase todos, nós mortais? O Amor maternal!
Amor sem restrições, na prática incondicional de ver no outro um pouco de si , e descobrir ao encontrar-se no outro.
A maternidade pode ser construída num exercício intenso de generosidade, afeto, alegria e tormento insondáveis.
A data é tratada como um achado comercial gera vendas, ansiedades e frustrações para os que acreditam que comemorá-la requer compras, adulações e sacrifícios intermináveis... Materiais!
Entretanto, há que ter dentro do coração não mais que uma singela lembrança por aquela que te trouxe ao mundo.
Ou mesmo por aquela que cuidou de tua infância, de tua saúde, dos teus sonhos. Por aquela em que o cálido ou esquálido colo, ninho oferecido te adestrou para as constantes tempestades deste mundo.
Neste dia dedico emoção e pensamento à minha mãe Nila, minha avó materna Maria da Conceição/Sindoca e minha tia Hilda, mulheres que me receberam com alegria e intenso amor, e de suas ausências até hoje me ressinto.
Para todas as mulheres mães ou que ainda acalentam o sonho de se transformarem desejo, carinhosamente, boas reflexões e bons encontros com a maternidade.


Maysa

Nenhum comentário: