quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALMANAQUES DE ONTEM, HOJE E SEMPRE







Quem gosta de ler ou reler almanaques? Pois é, eu gosto! E agora estou entrando num da FOLHA DE S.PAULO. Caí nele como Alice em suas aventuras de menina!

É incrível saber que não podemos advinhar os lugares onde a curiosidade e o acaso nos levam ... E o que encontramos nesse lá desconhecido!

Passei por aqui.
Agora estou aqui! Vou deixar o caminho registrado, nas indicações do lado direito do blog, pois é mesmo divertido passear por essas folhas, anos, inspirações, caprichos e conceitos ...da moda feminina.

Fico encantada só de ver minhas netas, ainda bem pequenas, conduzindo com destreza, faro apurado, e alegria arrebatadora, a mesma ingênua brincadeira, de avós e mães : vestir e trocar roupas em bonecas de papel cartolina. De forma reciclada, é verdade!
É tudo tão rápido nos sítios da internet! um clique após outro trocam-se bizarros acessórios, cor de cabelos, pele, olhos, cenários. Os conceitos misturam-se diante das expressões dos rostos e dos seus olhares extasiados e insaciados, sobretudo os da menor.

Era uma das brincadeiras favoritas da minha época de menina. Copiar, recortar e colar roupitchas - com orelhas pontilhadas - nos manequins fixados na cartolina.

A precisão, com que se fazia cada etapa, era o requinte.
O tempo outro. Refiro-me , também, ao passo- a -passo daquela atividade lúdica.
Viver, brincar era coisa que levava um dia... e este tinha 24 horas!
O Hoje já é ontem; o tempo é fast, too fast.

Nem se derramam mais lágrimas porque uma tesoura apressada avança na linha pontilhada... As ferramentas são virtuais. As bonecas... idem!
São vistas, vestidas, despidas, remexidas e sobretudo são tocadas de raspão, pelas ávidas criadoras mirins de moda, como nos backstages dos desfiles da moda real.
Nossas bonecas de papel cartolina eram acariciadas por nossa ilusão, em nossas mãos eram quase meninas de verdade!



***
Abaixo destaque para outros endereços sobre croquis de bonecas, de moda e sítios de jogos de meninas:


http://www.jogarjogosdemeninas.com/jogos-garotas/59/Vestir-Garotas.html

http://www.hyperjogos.com/games/babbie/

http://www.2.uol.com.br/modabrasil/biblioteca/grandesnomes/alceu/alcecro.html

http://www.penetrasmoda.fashionblog.com.br/12754/croquis/--


Espero que curtam!

Um carinhoso abraço
Maysa

Nenhum comentário: