terça-feira, 1 de março de 2011

MARILENA RAMOS _ MESTRE EM HISTÓRIA

foto maysa/ato na ABI/dez 2009






MARILENA RAMOS

Quando alguém parte para sempre, deixa aqui, entre nós, mais que lembranças e saudades, deixa sementes de uma vida que vão germinar acolá! Em tempos próximos, assim desejamos!

Abram suas janelas, e se puderem novas frestas em suas mentes. Recebam parte do patrimônio, do que esta rara brasileira, carioca, digna,construiu e nos legou. Vamos continuar! Amar as pessoas, como bem maior, o Brasil, lutar por uma sociedade fraterna, justa. Estudar e compartilhar.

Tristemente, ficamos órfãos de uma amiga querida. O Brasil também, pois ela professora de história dedicada, e culta se especializou no período Vargas, no trabalhismo, no Governo João Goulart. Mestre em questões do nacionalismo brasileiro em sua difícil trajetória. Poucos nestes nossos dias se preocupam - como ela se ocupou - em deslindar àquele tempo. Aqueles desígnios políticos. Lecionou na UERJ, acompanhou teses com vivo interesse, e generosidade. Contribuiu para formar consciências políticas.Uma das fundadoras do Grupo Tortura Nunca Mais, GTNM-RJ

Marilena tinha tanto, ainda, a nos ensinar. Amiga, companheira, alegre, um lado adolescente no meio daquela seriedade toda acadêmica. Seus muitos alunos devem estar órfãos, tanto como nós – seus muitos amigos - se sentem!

Ai! Porque viemos para partir, e nem sempre concluímos o que nos inquieta, apaixona? Porque nosso transitório é tão fugaz?

Querida amiga-mestra vai serena, agora, teus alunos, é o que fortemente desejamos, hão de prosseguir... Terão aprendido a continuar teu precioso e amoroso trabalho.

Entender o Brasil e contá-lo para as futuras gerações! Transformar cada um em outro. Abrir-lhes portas e janelas para a cidadania, a consciência política, que alguns de nós aprendemos com nossos mestres, lá na FNFi, nos idos do século passado.

Saudade, só isso.

Um trecho sobre a questão do nacionalismo aqui em entrevista dada a TV comunitária

1 de março de 2011


Maysa Machado



Nenhum comentário: