sábado, 26 de janeiro de 2013

TEMPESTADES - Maysa Machado








TEMPESTADES


                                                                               Maysa Machado


Raios, relâmpagos e trovões apareceram essa madrugada com estrondosa pirotecnia.  Arrancaram- me dos sonhos, terminaram com meu sono e invadiram as horas seguintes deixando a manhã confusa. Acordei tarde, atordoada sem saber se eles tinham sido reais ou se eu os sonhara.
Através das notícias na rádio, soube dos estragos que a chuva deixara na cidade, e uma das origens dos deixados em minha noite.
Por muitos anos, o lugar onde vivo foi bucólico, sossegado; meu sono aprendeu e requer certas condições.
Santa Teresa vem sendo ocupada por novos moradores, com predominância de estrangeiros, encantados com o Rio. O bairro está invadido por obras. Reconstruções, reformas, poeira, barulhos vários, e quase todos desnecessários, somam desgaste ao dia e ao cotidiano.
Por aqui não acordo mais na hora que desejo ou que o sono acaba. Os gritos dos operários, as manobras excessivamente ruidosas dos carros, dos caminhões com carga e descarga. A pressa urbana nos alcança.
 E, o desmatamento indiscriminado da vegetação encontrada. Morro acima foi tudo cortado e muito, na obra do vizinho.
 A chuva foi torrencial. O barulho muito mais intenso, meus ouvidos atentos descobriram o que qualquer pessoa encantada com a natureza sabe. Planta faz bem a terra, segura o solo, abafa os ruídos, protege.
Quem ama, também, protege. Quem apenas ocupa... Leva mais tempo pra aprender.

Santa Teresa, 26 de janeiro 2013.

Um abraço neste sábado.

Maysa

Nenhum comentário: