quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ROSE- MARIE MURARO FAZ ANIVERSÁRIO






ROSE MARIE MURARO

FELIZ ANIVERSÁRIO COMPANHEIRA!



Por Maysa Machado*


Mulher corajosa. Obstinada. Bem resolvida e bem humorada. Convivemos em meados dos anos setenta, quando muitas mulheres empunharam a bandeira do feminismo.
Fomos todas, igualmente, corajosas pois não havia liberdade, nem Direitos Humanos.
O bipartidarismo não dava conta das questões políticas, havia o partido dos golpistas - ARENA e o MDB, uma frente.
Lutávamos, ainda, pela redemocratização, pela Anistia aos presos políticos do regime militar brasileiro. Nossa luta específica e a luta geral.
Aqui no Rio, no primeiro grupo, fundamos o Centro da Mulher Brasileira (CMB).
Discutíamos, refletíamos, criávamos nossas pautas de reivindicações.
ROSE estava lá, criativa, inquieta, sedutora, um pensamento sedutor!
Juntas, reconstruíamos nossos papéis sociais, os papéis sociais femininos, a igualdade na diferença.
MOEMA, BRANCA, SANTINHA, JAQUELINE, DIVA, EUNICE, BIA, CARMEN, ELI, BETH,LOURDINHA, MAYSA, HELONEIDA, NEOMI, COMBA, LEONOR, LUCIA, ÂNGELA, RITA ANDRÉA, HILDETE, ANA, LÚCIA HELENA, BERENICE, BERTINE, EVA, ADÉLIA, MARIA PAULA, SUELY, MARIA THERESA e tantas mais se conheciam e se descobriam nos grupos de reflexão, informais. Nossos prenomes nos bastavam.
ROSE sempre ativa.
O Movimento Feminista participou, construiu e ampliou a proposta de transformação da sociedade.
Nos anos 80, os partidos políticos custaram, mas incorporaram nossas propostas. Fazíamos a cada eleição a divulgação, no auditório da ABI, do ALERTA FEMINISTA PARA AS ELEIÇÕES.
O movimento só apoiava os candidatos que se comprometiam, prèviamente, com a pauta das mulheres organizadas.
Lutávamos, éramos felizes na luta. O mundo parecia nosso.
Fui uma das poucas a participar da fundação do PDT. Companheiras do movimento feminista se encantaram com o, também recém criado, PT e muitas já filiadas ao MDB, continuaram no então PMDB, que abrigava a maioria das mulheres comunistas.
Mais tarde ROSE teve uma passagem curta pelo PDT, até saiu candidata, mas não logrou eleger-se. Dizia que foi o tempo em que “se sentiu homem”!

ROSE faz aniversário hoje! Onze de novembro. Oitenta anos!
Os tempos gloriosos em que sonhávamos, e acreditávamos estar mudando o mundo passaram! As lembranças não, tampouco as vivências.
O que temos hoje em matéria de campanha eleitoral exitosa é a supremacia vencedora dos marqueteiros!
O militante devotado é um dado em extinção! Entrou em cena o assalariado ao dia! Aquele que com semblante desvitalizado, despossuído, empunha parado nas esquinas, das grandes cidades, um cartaz imenso com a foto gigante do candidato (a).
Nossas pautas tão completas estão feitas desde àquela época. Ousamos propostas igualitárias, socialistas. O processo aponta avanços e ameaçadores recuos.
O mundo mudou, encaretou e se expandiu! O pensamento humano mostra essa mudança no individualismo, no alheamento, na excludente competitividade.
A geléia geral, não só confunde como se apropria de reivindicações da luta social e tenta apagar o processo de conscientização e as margens que já se tinha sido atingido.
Somos uma nação consciente ou um continente de consumidores ansiosos?
Estamos aí para ver.
Já temos uma Presidente Mulher! Desejo que nossos sonhos e nossas lutas, também, a acompanhem em suas decisões e compromissos, na investidura do cargo que ocupará.

Quanto a nossa companheira, aniversariante, mulher impossível, escritora, editora, ativista política, mãe, amiga e cidadã brilhante: À ROSE O QUE É DE ROSE.

Saúde, alegria, amigos, amor e muitos livros para ler e escrever.

Com meu abraço afetuoso,

FELIZ ANIVERSÁRIO ROSE-MARIE

Maysa
Santa Teresa, 11.11.10




*A autora é socióloga. Foi militante no movimento social de mulheres e uma das precursoras do Movimento Feminista, no Rio de Janeiro; é uma das fundadoras do Centro da Mulher Brasileira - CMB; do Partido Democrático Trabalhista - PDT; membro do Comitê Brasileiro pela Anistia - CBA; membro do Grupo Tortura Nunca Mais - GTNM-RJ.

Nenhum comentário: