segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VIDA DE AVÓ É PLURAL










VIDA DE AVÓ É PLURAL


Aniversários, prêmios, vitórias, surpresas

Ontem, o dia foi curto prá tanta comemoração... Em nenhuma delas estive presente, de fato. Fiz agradável programação dominical, mas a existência do afeto nos leva e nos traz por caminhos simultâneos, não programados. Ganhamos o dom da ubiquidade!

Corações têm trânsito pleno, liberdade; esperanças inaugurais são tão boas como as renovadas.

Ser avó é também alcançar um estágio de absoluta doçura e celebração intensa. Da vida que pulsa que brilha nos olhos, no sorriso, e aparece até no choro desmensurado de toda manha infantil.

Tenho acompanhado com surpresas, e muito amor o crescimento de cada um dos quatro.

Aniversário duplo: Um neto e uma neta fazendo sete anos. Ô idade maravilhosa! Os aniversariantes são irmãos gêmeos. Temperamentos e travessuras bem diferentes. A menina bolou a coreografia do ballet moderno que dançou. Ficou bonito! O menino dedilha seu violão e se amarra num jogo de futebol. É rápido, agudo, certeiro.

Coisas de avó? Não eles são bons, alegres, saudáveis, criativos e...têm bons pais.Descubro a qualidade e a atenção do amor de avó, sinto-me um pouco sábia, tem uma plasticidade maior que o de mãe. Pelo menos comigo é assim. Vó é cúmplice. Sugere, não dá bronca e... Pasmem é ouvida.Sem você saber por que seus sentidos se alegram com uma pequena e única frase:

-Te amo vó!

É a declaração de amor mais passageira e verdadeira que se conhece!Faz sentido, eles crescem mudam os amores, mas você continuará parte dos afetos primeiros.

A primeira neta dedica-se com empenho ao que faz. E não faz pouco para seus oito anos... Estudo, piano, ballet, golfe, aulas, aulas. Tem tempo, ainda, para treinar com a bicicleta, escrever poemas, desenhar, ficar atenta as conversas dos adolescentes da escola.Ganhou quatro primeiros lugares, em torneios de golfe, nesse domingo encalorado.

A avó, nem sabia, estava solta na vida como diz a letra da juventude, do nosso Chico, aquele dos verdes olhos e muita poesia...

Querem saber? Ser avó é uma vocação.

Não, não esqueci da quarta neta a mais nova, a caçula...conquistou o segundo lugar em sua faixa de idade no golfe, mas conto aos que me lêem um caso. Em seus quatro anos ela atravessa plena crise por espaço, atenção de todos, resultando algumas de suas birras em proibições dos pais.

Depois de uns dias sem comer guloseimas, enfim, recupera esse direito sagrado, e logo se libera da privação, creio que de vez - desenha um lindo e colorido cartaz a que dá o nome: Chuva de pirulitos. E faz chover! chove do céu, das árvores, das mãos das crianças, em todas as cores e formatos de coração, espiral.

Continuo traçando planos bem variados para minha vida, na maturidade. Descobrindo ou valorizando anseios, mas as surpresas da abuelice são incontáveis e saborosas.São feitas de sonhos, sorrisos, lágrimas passageiras, situações cômicas; são dias de descobertas, muito aprendizado com os pequenos.

É de amor a tessitura desse quase retorno à infância.


Então, quem se habilita? O tédio não há de lhes visitar.

Abraços

Maysa

2 comentários:

Vera de Castro disse...

Maysa, bom te ler. Também sou avó e poder acompanhar e participar da vida da minha neta é uma emoção que nem consigo descrever. Parabéns pelos seus belos textos.
Abraços, Vera.

Maysa disse...

É Vera, grata pelo comentário.Assim, no blog recebo incentivo para continuar a deixar o coração seguir em frente!
Neto é ingrediente e tanto para suavizar nossas vidas, aguçá-las e renovar os sentidos.
já imaginou se não despertássemos o interesse deles ou delas.
um abraço, apareça