quarta-feira, 24 de julho de 2013

DOMINGUINHOS - Maysa Machado




DOMINGUINHOS

"... E vamos ajeitando”.
                                                                       Maysa Machado

 Assim, com o pé no chão, na estrada com se diz, vindo no "pau de arara", conheceu e foi conhecido no país inteiro. O Brasil assistiu e aplaudiu a trajetória, conviveu com sua modéstia, e as artes que a sanfona lhe deu.
 Foi descoberto, aos 16 anos, por Luiz Gonzaga que "lhe ensinava, sem ensinar".
O menino Dominguinhos, não era bobo, aprendeu e acrescentando à sanfona seguiu encantador, cantador, compositor. Compartilhou com todos: Música e Alegria. Voz espalhando, por onde andou a fibra nordestina em seu jeito manso, recolhendo inspiração na bem sucedida história de vida viajante sertaneja.
Através da arte de Dominguinhos sertão e serrado, caatinga e roçado permanecem na lembrança e no dia a dia da multidão das cidades. Aprendeu com mestre, mestre se transformou.
Lá pelos anos sessenta, era comum ver-se o peão de obra, ao fim do dia, colado a seu radinho de pilha, assim podia acompanhar o som do zabumba, do triangulo amenizando a vida de rês desgarrada das entranhas, das origens. Era o operário, o anônimo nordestino construindo as cidades. As megalópoles continuam recebendo os migrantes. O cenário urbano mudou, e a luta nordestina para sobreviver continua.
Haja muito forró de pé de serra. Festa e ritmo de um Brasil profundo que segue arrastando o pé na cadência, no encontro com seu coração e identidade.
Parte mais um brasileiro amado de verdade por seu povo. Um artista. Sanfona e voz se calam, mas repercutirão em nossa cultura para sempre.
E quando se ouvir um xote, maracatu, xaxado ou baião Luiz Gonzaga e Dominguinhos, dois mestres, estarão formando outros, muitos outros, fazedores de alegria.
Um novo músico em sua vida de viajante, longe de casa e “andando por esse país pra ver se um dia descansa feliz”.

                                                 xxx


O vídeo selecionado foi sua última apresentação em público. You Tube. Vídeo ao vivo, show no dia 13 de dezembro de 2012, em NOVA JERUSALEM.  Homenagem ao Rei do Forró, Luiz Gonzaga, na data de seu aniversário, transformada em Dia do Forró.


Grande abraço
Maysa

Nenhum comentário: