terça-feira, 23 de julho de 2013

FÉRIAS DE JULHO - Dúvidas traduzidas em perguntas e um só desejo - PAZ - Maysa Machado



FÉRIAS DE JULHO

Dúvidas traduzidas em perguntas e um só desejo: PAZ

                                                                                         Maysa Machado


O sétimo mês vai se despedindo... Daqui, percebo um tempo de pouca celebração e alegria, isto porque, sabemos bem, algo mudou em solo carioca.
Manifestações populares justas, porém reprimidas com violência pelo Estado no qual nasci e vivo. Nossa cidade e seu povo acolhedor recebem visitantes alegres, surpresas devolvem. Podem crer, atualmente, nem sempre as melhores.
Queremos traduzir tudo em poesia. O Rio é lindo e generoso, igual a seu povo que, por mais sofrido, esbanja humor, alegria e simpatia. As praias, o futebol, o samba... Não dá pra viver de clichê.
O que sentirá um jovem peregrino encalhado numa fila quilométrica na Praça do Largo do Machado, para ver de perto a estátua do Cristo?
Se o meio de transporte aprazível e turístico funciona com preços caros e locais de vendas alternados... O que comentar dos meios regulares e de massa?
Os turistas internos, vindos para as férias de julho, pensarão o quê, ao serem obrigados a correr da polícia, que não trata bem seus habitantes, nem recebe com polidez seus visitantes?
E a leva dos turistas internacionais... Agendando a favela, em suas incursões para conhecer a cidade?

Somos ou não somos uma atração, predominantemente, turística? Temos um nome a zelar no cenário mundial.
A pergunta que inquieta: O que sentimos nós os cariocas com o inacreditável tumulto provocado pelo uso da violência de estado, e a desfaçatez de foco, dos governantes contrariados com as críticas e manifestações populares?

Nosso ir e vir está sendo desrespeitado, pelos atos violentos dos contingentes policiais - pagos pela população – em ações coordenadas pelas autoridades constituídas.
Férias de julho? Quem ficou por aqui sabe que não foram as férias a que tínhamos direito. Quem mora no Rio está intranquilo a cada esquina.
É tempo de reflexão, não provocada pela visita papal, mas, sobretudo, pelo destino das próximas urnas. O senhor governador não poderá se candidatar à reeleição? Será isso o que tanto o irrita? Onde estão os prováveis candidatos, quer estejam na situação, ou na oposição? O que fazem que não acorrem em defesa do Rio e de sua população? Serão os próximos governantes, indicados num processo democrático de fato e de direito. Por que o diálogo claro é evitado?
Por que os direitos humanos são violados? Estamos ou não aperfeiçoando juntos a democracia?
Que me desculpem perguntas tão ingênuas, porém necessárias.

Sou cidadã e eleitora. Nunca votei, nem votarei, em políticos vândalos que desrespeitam suas investiduras democráticas auferidas nas urnas.

Santa Teresa, 23 de julho de 2013.
Um abraço
Maysa.


PS:Ver aqui sobre a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade:
http://www.wikirio.com.br/Est%C3%A1tua_de_Carlos_Drummond_de_Andrade

Nenhum comentário: