domingo, 11 de dezembro de 2011

OUVIR PALMEIRAS - Maysa Machado






OUVIR PALMEIRAS


Maysa Machado


Saiu por ali, lépida, levinha, levinha. Passo de menina como se estivesse flutuando depois de uma aula de balé.

Não era velha nem nova! Tinha jovialidade para dar e vender, diziam as amigas. Gostava da vida. Com discrição ia passando da plena maturidade para um início de outro tempo desconhecido, e ameaçador a quase todas as mulheres.
Os cabelos brancos, numa alquimia, mudavam-se em tons dourados, cuidava da aparência o indispensável, usava pouca pintura, e mantinha um secreto desejo de envelhecer em paz. Ou seria em plenitude?
Não cultivava os sobressaltos contemporâneos para eternizar a juventude fugidia. Era contra intervenções cirúrgicas, não buscava deter o tempo. Ainda contava com a sensualidade, fiel companheira, desde os tempos de menina. Gostava de ter nascido mulher, a feminilidade construíra sua identidade.

Por esses últimos tempos amara um homem estranho, arredio, e nada, absolutamente, nada faria para enredá-lo em sua vida, ao contrário, deixara-o entregue às suas dúvidas existenciais. Tinha as suas para tratar.

Mesmo que ficasse angustiada , quando sem notícias dele, logo encontrava um motivo interessante para se ocupar. Mas era amor o que sentia. Um amor fundo e suave, que lhe emprestava beleza e mistério.

Sobretudo uma leveza que só os apaixonados pela vida saboreiam.

Tudo tinha dimensão expressiva em sua vivência, do riso das crianças ao canto dos pássaros, até o ronco muita vez inusitado dos aviões que voavam baixo, próximo as chegadas e as partidas, de um aeroporto doméstico.

O que mais a encantava era o balé das palmas centenárias, de umas duas palmeiras imperiais, das muitas que o bairro, com orgulho, possuía. E, da janela do escritório acompanhava.
Não. Definia para si: Não era só o movimento, era o farfalhar das folhas, os sussurros aos vários tipos de vento, que evocava em sua alma a liberdade de ser.
Ser em convívio com a natureza variada dos que a rodeiam.
Esse amor estranho, fugidio e pleno. Entrega intensa, troca sensual, esgares e tormentos existenciais.
Queria e estava fruindo o envelhecer em plenitude.

Santa Teresa, 11 de dezembro de 2011


Aos que passam um bom Domingo.
Maysa

Nenhum comentário: