terça-feira, 30 de outubro de 2012

ODES e OUTROS POEMAS - Parte II- Ricardo Reis
















Assim,  atravessada pelo difícil que reside nos dias sem projetos ou nos que passam e deixam as coisas incompletas...Descubro outros sentidos. Manhã que raias sem olhar a mim... ( Ricardo Reis)


Manhã que raias sem olhar a mim,
Sol que luzes sem qu’rer saber de eu ver-te,
      É por mim que sois
      Reais e verdadeiros.
Porque é na oposição ao que eu desejo
Que sinto real a natureza e a vida.
      No que me nega sinto
      Que existe e eu sou pequeno.
E nesta consciência torno a grande
Como a onda, que as tormentas atiraram
      Ao alto ar, regressa
      Pesada a um mar mais fundo.

23 - 11 - 1918

In Poesia , Assírio & Alvim, ed. Manuela Parreira da Silva, 2000



Um abraço aos que passam.

Maysa

Nenhum comentário: