sábado, 16 de fevereiro de 2013

DESRESPEITO À LEI DO SILÊNCIO SOBE O MORRO - Maysa Machado

















DESRESPEITO À LEI DO SILÊNCIO SOBE O MORRO

                                                                                 Maysa Machado


Moro em Santa Teresa, quase todos os amigos sabem disso. Canto as belezas do bairro, aponto as dificuldades - cada vez maiores - encontradas em nosso dia a dia.
No comércio local não tem mais farmácia, padaria, mercearia, supermercado. Nos transportes, o bonde não foi devolvido aos moradores. Seguidamente sofremos a recusa de taxistas para nos deixar em casa. Nossas reclamações, por vezes, saem até nos jornais e nas emissoras de rádio e TV.
No entanto, não é pra desistir do bairro que tem encantos e com eles, nos acostumamos, gostamos de conviver.
 Só que o silêncio e o aspecto bucólico, de antes, estão sendo devastados por novos conceitos, pela ganância do capitalismo e por novos proprietários/moradores.
 Estes vêm comprando mansões, construindo hotéis, restaurantes. Vocação turística do bairro, dirão alguns. Há quem perceba a voracidade dos que apostam no lucro rápido e se movem com a proximidade dos eventos internacionais programados em nossa cidade. As autoridades municipais e estaduais... Se omitem.
Alvarás são concedidos ou  ficam pendentes para as casas de festas, em locais estritamente residenciais? Ao que parece não há regulamentação para o tal exercício, menos ainda para o horário abusivo de eventos de grande porte.
Esses novos usos, nos imóveis do bairro, descumprem a lei. Seus proprietários sabem disso, desrespeitam e invadem o período de silêncio, da noite. Descumprem a obrigatoriedade do tratamento acústico; perturbam o sono dos que, como eu, escolheram Santa Teresa para morar.
 O ruído excessivo, com geradores de energia de alta potência, avança pelas madrugadas agredindo os direitos de cidadania que a legislação prevê, mas os órgãos competentes não fiscalizam de forma efetiva.
Esses novos empresários alguns estrangeiros, escolheram o morro de Santa Teresa para ganhar dinheiro, não para apreciar suas paisagens e efetivamente morar. Apostam na evidente bagunça que o Brasil, em todas as esferas, sugere.

Agora, quase cinco horas da manhã, ainda, estou por aqui no computador... Não dá pra dormir com o violento barulho da tal mansão vizinha transformada em Casa de Festas.  Está localizada à Rua Cândido Mendes, defronte ao Clube de Squash, e colada à pequenina e antiga travessa onde não se ouve mais os pássaros, saguis, gambás, corujas, cães. O som eletrônico ferve e fere os ouvidos e a alma.
 Que falta faz o tempo onde à alegria era pura alegria. E alegria... Sabemos, não agride, não fere, não desrespeita.

O que é mesmo cidadania minha gente? Será que a inventamos em algum delírio insone ou teremos que reinventá-la?

Santa Teresa, 16 de fevereiro de 2013.

Um abraço

Maysa

Nenhum comentário: