terça-feira, 8 de novembro de 2011

BEATRIZ VICÊNCIA BANDEIRA RYFF- 102 anos

Caros amigos de Beatriz


Hoje, ela completa 102 anos. Imagino 102 primaveras, verões, outonos e invernos.

Como sabem, nasceu no dia 08 de novembro de 1909. Em dezembro do ano de2009, comemoramos a data centenária. Delicada e sincera homenagem, na sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio.

Quieta e serena, sua presença, ainda, vela pelo processo de aperfeiçoamento de nossa democracia, se assim podemos interpretar.

Por liberdades democráticas lutou, esteve presa, escreveu poesias, ajudou os amigos militantes, alegrou-se com os jovens, foi professora entusiasta no Conservatório de Teatro, e como outros brasileiros, sofreu e arriscou a vida nos períodos em que nossa história suprimiu os direitos da pessoa, os direitos humanos que toda nação democrática tem o dever de assegurar.

Uma mulher decidida, dedicada, obstinada. Uma brasileira como a maioria das mulheres: Corajosa, teimosa, de energia inquebrantável... Como poucas longeva!

Salve essa mulher que entrou nas vidas, de muitos de nós, para ficar.

Eu e ela atravessamos, literalmente, o século: Juntas!

Salve Dona Vivi aos 102 anos, completando-se, hoje!

Última presa política, encarcerada no período Vargas, em1936. Companheira de cela de Dra Nise da Silveira, Maria Werneck, e outras destacadas figuras femininas de nossa história contemporânea. Cassada no golpe de 1964, foi impedida de dar aulas no Conservatório Nacional de Teatro.

Bela e destemida mulher, musa de pintores e escritores brasileiros, como Carlos Scliar e Graciliano Ramos, companheira de Raul, mãe de três filhos.

Avó de oito netos, deles... dois sou parte responsável por estarem no mundo. É bisa de cinco crianças lindas. Quatro, nossa descendência, "ajudamos" a trazer, para construir - com esperança - esse novo milênio.

Salve Beatriz!

Amiga de todos os amigos, professora e mestra inesquecível.

Um abraço carinhoso a todos

Maysa

5 comentários:

Berzé disse...

Linda homenagem!
Abraços,
Berzé

Maysa disse...

Berzé

Pois é, se a gente assiste de tudo nessa vida me apronto para celebrar os aspectos positivos.
Assim, valorizando-os, a vida se mostra mais bonita e faceira para nossos olhos encantados!
Um abração, querido!
Maysa

Eloah disse...

Que linda homenagem!Mulheres de fibra merecem o nosso aplauso pela vivência e pelo legado que deixarão aos que lhe sucedem. Parabenizo a aniversariante e a você querida pela postagem.Forte abraço.felicidades sempre.Eloah

Maysa disse...

Eloah

Grata por passar e deixar comentário aqui no Ninho.Vc tem razão... Mulheres de fibra merecem nossos aplausos, aprendemos com seus legados, elas conseguem ultrapassar estigmas sociais e desenvolvem -entre si- cumplicidade, admiração.
Beatriz, em período significativo,foi a "sogra" tradicional,mas nós duas não paramos ali, pois "o caminhante faz o caminho"...

Um grande abraço
Maysa

Anônimo disse...

Maysa,
Bela homenagem à sábia Árvore da Vida >>> a centenária Beatriz Ryff
bjs martha