sábado, 10 de março de 2012

CIDADE PERIGOSA - MAYSA MACHADO





CIDADE PERIGOSA


Maysa Machado

Nasci e vivo aqui. Posso dizer que convivo, desde a infância, com as expressões mais legítimas da nossa cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A primeira delas é a alegria, seguida pela irreverência, e logo acompanhada pela criatividade. Essas características humanas fazem a cidade mais bela. A natureza exuberante agradece nos brindando com dias maravilhosos e noites mágicas, quase sempre. Mas não é só isso!
A cidade tem mais, os governos fazem pouco, e a população - residente ou flutuante - precisa ser mais consciente, solidária, atenta. Um pouco mais civilizada.

Com certa tristeza, acompanho a crescente desinformação, a pouca educação passeando pelas ruas, calçadas, praças, praias, locais públicos em geral. No trânsito quase ninguém respeita placa, sinal, a velocidade permitida.

Campanhas públicas podem minimizar os problemas urbanos, mas o que resolveria, lá adiante mesmo, seria o compromisso de recuperar a escola pública de qualidade, o exercício de cidadania desde a primeira infância.

Enquanto isso não acontece, somos obrigados a conviver com a arrogância de toda ignorância. Ontem, uma amiga e eu, quase fomos cuspidas de uma calçada, bastante movimentada, no Largo do Machado. O jovem ciclista ia “costurando”, sem exagero, por entre pernas e braços de jovens, velhos, crianças, cadeirantes, pedintes, ambulantes...
Indaguei:

— Nem à calçada mais temos direito?

O rapaz fez um ar bastante incomodado com meu protesto, em forma de pergunta, e soltou essa pérola:

— Por que você não se orienta? Se oriente, mulher!

E seguiu orgulhoso... Para o meio fio.

Eu e minha amiga estamos de fato precisando de orientação. Na altura desse campeonato de grosserias urbanas, irresponsabilidades individuais e coletivas somos quase sempre alvos. Nós os cidadãos.
Hoje, leio o jornal e recolho sugestões oportunas e práticas para ciclistas em nossa cidade. As medidas de segurança servem para todos. Pedestres, motoristas, ciclistas. Abaixo o individualismo grotesco!


Um abraço de sábado carioca

Maysa


Para os que se interessam na matéria lida no jornal acessem aqui

4 comentários:

VELOSO disse...

Essa falta de educação não é privilégio do Rio aqui em Taubaté é assim também um abraço e tudo de bom em tudo e sempre.
Que tal desabilitar as palavras de confirmação ai debaixo tá duro de decifrar. Eu não sou robô!

Berzé disse...

Oi Maysa,
boa noite!
Também sumi. Andei meio de férias.
Estou voltando lentamente.
Abração!
Berzé

Maysa disse...

Veloso


Toda cidade grande tem flores e pedras pelo caminho. As megalópoles têm mais...rsrsrs
Quanto as palavras,não foi exigência minha,é coisa do gestor Blogger. Não sei mexer nessa geringonça. Se vc me ensinar desabilito, já!
Abcs
Maysa

11 de março de 2012 19:25

Maysa disse...

Berzé

Então empatamos! Estou devagarzinho quase parando, mas vou seguindo estrada...
Abraço
Maysa