quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ANO 2013 - MÊS JANEIRO - DIA 09 - Maysa Machado



















ANO 2013 - MÊS JANEIRO - DIA 09. 

                                                                         Maysa Machado

Escavações prá lá de subcutâneas...

O que é isso? Envelhecer será contar meses, dias, minutos e segundos? Ou não tê-los porque a vida é breve e o tempo passa rápido. Ou, ainda, por que não aprendemos a lidar com o tempo real?
 Desconfio sequer com o imaginário, ambos breves, ao final das contas.
Sinto que meu tempo interior, de tão precioso, é burilado, requer muitas etapas, um trabalho com requinte. Aqui fora, tudo é fast!
Envelhecer é como a vida um mistério insondável; por mais que se viva e se aprenda; a lição maior não nos é dada. Um dia tudo a ver, o outro cheio de porquês.
As dores e as limitações deixo pra lá. Vamos falar do que é bom. A visão panorâmica alcançada por uns.
 Esse panorama que descortinamos ao atingirmos a maturidade, e mais ainda, quando se aproxima a década seguinte, em casos bem particulares, inquieta.
Jovialidade - Nada é mais necessário aos novos idosos. E quem se considera um? Já vi gente se autodefinindo aposentado. Fico pasma. Idoso é difícil. Só na hora da fila ou do banco laranja.
E aí? O que muda por dentro? Por fora, melhor não comentar.
As esperanças não são mais as mesmas. Se antes almejávamos voos, intrépidas conquistas, hoje, somos previsíveis. Queremos afeto, companheirismo e leveza da vida. Se resistirmos às atuais mudanças estéticas, será que convivemos com a ausência de formulações ideológicas críveis? Julgamos nossa visão de mundo mais apropriada, mais criativa, mais bonita. Será?
Entre o gorjeio de um pássaro, à janela, e nossa precavida aparição para conferir se já sabemos a quem pertence a sonora presença... Temos que reconhecer: Ficamos diferentes. Dos movimentos aos interesses que nos movem.
O que é viver, minha gente? É continuar sonhando e perceber o que deixamos pelo caminho? Há o que juntar ou não dá mais?
Confiamos que nosso desfecho será diferente e mágico? Ou nos encharcamos de realidade e sucumbimos. Onde ficaram nossas histórias de lutas?
Nossos acertos, nossos medos? O futuro, agora, sempre estará mais próximo e, companheiramente, informo: Menor.
Quem sabe podemos trazer para o presente nossa ousadia antiga? Nos pequenos gestos, nos breves sonhos. Ainda a tempo de percebermos quem somos? O que queremos? E pra onde vamos?
Vamos!?
 É só acordar e colocar o pé na estrada. Acompanhados de uma profunda generosidade com a vida, nossa mestra maior.

Santa Teresa, 09 de janeiro de 2013.
Grande abraço inicial 
Maysa

Nenhum comentário: