terça-feira, 22 de janeiro de 2013

UM DIA DE CHUVA: ENCANTOS E DESENCANTOS - Maysa Machado


foto Ricardo Cosmo















UM DIA DE CHUVA: ENCANTOS E DESENCANTOS.


                                                                                       Maysa Machado


O cenário é o mesmo? O que muda num dia de chuva na paisagem e em seu entorno?
Por aqui, além da impossibilidade de sair debaixo do temporal, fico vigiando o céu, que em vários tons do cinza não traz o sol, nem pista alguma para o fim da tempestade.
Como choveu esta madrugada no Rio. O barulho da chuva sempre me agradou, mas meteu medo esta noite.
O homem urbano fica refém das ruas alagadas, dos múltiplos perigos no espaço público, dos transportes precários. Os engarrafamentos costumeiros nas grandes cidades se transformam em impedimentos reais.
 O Rio, cercado pelo relevo montanhoso, desperta entre as águas e estas provocam profundas mudanças em sua topografia. E, sobretudo, as casas não parecem mais um abrigo tão seguro.  Choveu tanto.
As águas estão rolando... Estas lavam, é verdade, mágoas, sujeiras. Renovam e abençoam as plantas. Tão lindo, encontrar as folhas repletas de gotas de chuva. Gordas gotas.
Tempestades castigam as subidas desmatadas e trazem perdas. Há o grande perigo de vidas humanas à mercê da força das águas. Os homens públicos não fazem política com o coração, com a utopia, fazem-na com gastos e dívidas vultosas, e a população paga pela negligência desses governantes.
 Falta tudo o que não devia faltar nos períodos do verão carioca.  Ano após ano.
Os serviços prestados à população encarecem, sem qualquer controle. Uma cidade com destino turístico. Nascidos ou moradores, no verão, são todos surpreendidos e tratados como visitantes. E o que querem os prestadores desses serviços se resume numa palavra: Dinheiro. No espaço de uma estação. Sonhos escondidos sob o colchão?
 No bairro de Santa Teresa procure por uma farmácia. Uma padaria. Um supermercado. Um hortifruti. Sobram restaurantes e lojas de souvenirs. Falta o bonde. Lá, embaixo, na cidade encharcada experimente e peça um taxi para chegar a alguma das ruas do bucólico bairro. Se você está de passagem se reprograma. Se for morador vai pegar pneumonia.

No entanto, na manhã cinzenta, sou surpreendida de forma agradável, com a chuva. Acompanho há dois dias um par de rolinhas que procura abrigo por entre as folhas - agora pesadas - da pitangueira, que avança sobre o piso da varanda do meu quarto. E como são queridas, bonitinhas. Porém, ariscas, pois é o preço pago pela liberdade.

Santa Teresa, 22 de janeiro de 2013.

Um abraço para os que passam...rsrs
Maysa

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo poema, tocou meus sentimentos, saudades de algo q passou, muito chique mesmo.

Maysa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maysa disse...

Maysa disse...

Anônimo

Por que anônimo? Apareça e vamos tomar um chá, uma taça de vinho, ouvir um poema ou cantar uma canção juntos!
Escreva novamente, e com seu nome se apresente para saborear a vida.
Maysa

22 de janeiro de 2013 17:12