domingo, 28 de fevereiro de 2010

WALTER ALFAIATE - O SAMBA DE BOTAFOGO ESTÁ DE LUTO






Paulinho da Viola, nascido com eu em Botafogo, reapresentou aos cariocas, em um show seu, o sambista Walter Nunes. O Walter Alfaiate, nome artístico dado pelo Da Viola e por Sérgio Cabral.
Transcorria meados dos anos 70. Nós, corríamos com os anos de chumbo. Alegria andava escassa por essa época.
O palco, até ali, do príncipe do samba ,de forma generosa e fraterna, foi oferecido para mais um bamba de nosso bairro querido.
Eu estava presente. Assisti a tudo! Junto de uma platéia entusiasmada, surpresa,e finalmente feliz! Tanto quanto o carinhoso anfitrião.
O palco refletiu a luz peculiar da alegria, essa do cotidiano, do homem comum brasileiro. Que é difícil tirar! O cinza chumbo transformou-se na vibração dos amarelos, dos verdes, vermelhos. Quem sabe sambar não enjoa. Dançando com elegancia o miudinho, reacendia esperanças.
Alfaiate, alegrou-nos por mais de três décadas desde àquela noite memorável.
Falar da tristeza que se sente ao ver um facho de luz se apagar é corriqueiro e repetitivo. É melhor compartir os momentos bons que ele deixou em nossos corações.
O seu batia apressado pelo nosso time Botafogo. Pela Portela. E abria num sorriso encantador para saudar as cabrochas que visse passar ou sambar.
O vi muitas vezes fora do palco, em família, em casa de amigos. Frequentou assíduo as rodas alegres da casa de meu pai - Manoel Machado, na rua S. Clemente, a mesma que dá nome à escola de samba de Botafogo. Na R. Real Grandeza, na casa de César, pai de Paulinho; em Laranjeiras na casa de meu irmão William.
Figura alegre, educadíssimo. " O Magnata Supremo da Elegância Moderna" partiu. E parece que, ainda, o estou ouvindo...na minha casa paterna, feliz, convidativo - sorriso escancarado - na hora em que o almoço estava para ser servido:
- Vamos ao buffet!

Essa música em ritmo sincopado foi criação do grande Ciro Monteiro. Ele a trouxe para nós, a garotada dos anos 70, que estava sem motivos para viver com alegria.
Mas a minha preferida sempre foi - A.M.O.R amor - de sua autoria.



Sacode Carola

Walter Alfaiate
Mexe e remexe com jeito, carola
E deixa o papai te aplaudir

(Oi)
Sacode carola
Faz aquele de babado
Faz mais um jogo de samba, carola
E mete o teu sapateado
(Oi de babado e coisa e tal)

(Oi)
Sacode carola
Que eu quero ver sacudir
Mexe e remexe com jeito, carola
E deixa o papai te aplaudir








Bom dia amigo, que a paz esteja contigo.

Um abraço a todos


Maysa

2 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Prima,
Uma luz que se apaga por aqui e mais uma estrela que se acende na Via Láctea do samba. Siga em paz, Mestre, com a elegância que revestia a si próprio e à sua música!
Um abraço solidário e também pesaroso!

Maysa disse...

Querido primo

Botafogo é um bairro muito interessante, aqui no Rio.Desde as origens expressa duas vertentes da alma carioca - o samba e o futebol.O bairro em que nasci tem mta história pra contar, vou lembrando aqui, de algumas que ouvi em menina.
O bom e alegre Walter está sendo recebido por Mauro Duarte, César Faria e tts outros bambas como ele.
Abcs
Maysa

Desejo que seu computador já esteja ok.