sábado, 1 de janeiro de 2011

SE PUDER - VIÓRICA GURAU

foto viorica gurau/201o




Este blog existe para colher poesia! Colheita que se dá nos momentos mais inusitados.

Pela primeira vez publico um texto de Viórica, companheira cuja sensibilidade muito me emociona. Ela desenvolve seu conhecimento da língua portuguesa, escrevendo. Participando da nossa cultura. Viajando. Lendo histórias, para os filhos, do nosso imaginário popular.

Viórica é romena e, atualmente, mora na Cidade Maravilhosa, bem de fronte a um de nossos mais famosos cartões postais, a Enseada de Botafogo.

Seu texto surge em francês, sua segunda língua. Quando li este delicado SE PUDER quis logo divulgá-lo. A boa surpresa é que foi escrito direto em português, para amigos brasileiros que conquistou por aqui.

Quando ela quiser publicar seus poemas, sei que receberá aplausos. A versão para o francês foi feita por ela.


Se puder

o vôo da pomba

a rosa adormecida

esperando as gotas de chuva

a terra seca desejando

a água da chuva

a letra sozinha

aguardando,aguardando

a mão amiga

o carinho do vento

o vôo da pomba

se puder olhar

se puder sonhar

se puder caminhar

se puder contemplar

se puder amar

FELIZ ANO NOVO!


Pouvoir

l'envol d'une colombe

la rose endormie

espèrant les gouttes de pluie

la terre désséchée

désirant la pluie

la lettre, seule,

attendant,attendant

une main amie

la caresse du vent

l'envol d'une colombe

pouvoir regarder

pouvoir rever

pouvoir marcher

pouvoir contempler

pouvoir aimer

BONNE ANNEE!


Um carinhoso abraço e FELIZ 2011!

Maysa

2 comentários:

Maria Cristina Stolf disse...

Maysa!!! estranho mundo este dos blogs...de repente nos sentimos próximas de pessoas que não conhecemos. que bom!!! me lembro quando adolescente que tinhamos clubes para troca de correspondência...a essência continua a mesma!! forte abraço e bom 2011, que nossos pés andem por muitos caminhos!!!

Maysa disse...

Cristina
A matéria prima do Ser Humano é a mesma. As formas tb. Talvez os apelidos, a denominações é que variem. Recente vi a exposição no C.C.B.B. ( Centro Cultural Banco do Brasil - explicação para quem não mora no Rio)sobre o ISLÃ. Chorei ao deparar com um exemplar do livro sagrado dos muçulmanos- o Alcorão, dentro da estante de vidro.Séc XII. Observei, atentamente, cada traço, cada minúcia secular alí inscrita, desenhada,as cores,o ouro, os relevos. Fiquei comovida pois descobri que nossa vida é assim tb, cada dia uma inscrição, cada momento, cada pensamento, desejo ou sonho um traço. E a gente não se dá conta que eles ficam em algum coração, em alguma pessoa tal e qual, mm que os séculos se passem.
Um pouco adiante uma cerâmica , séc. XII tb, era um Picasso genuíno( rsrs) ou Picasso foi um genuíno representante da fusão entre as culturas que constituiram a penísula ibérica.
Viagens...viagens apenas alguns blogs e nossos pés para caminhar muitos caminhos.
Já q tem café carioca deve ter beijo carioca .PRÓSPERO 2011!
Maysa