quarta-feira, 17 de junho de 2009

O CINEMA FALADO - NOEL ROSA

Noel Rosa,carioca de Vila Isabel, bairro boêmio, de um Rio lembrado no aspecto folclórico. As histórias não deixam por menos: Noel foi o maior compositor carioca, de sambas em todos os tempos.
Minha mãe e a tia Hilda nasceram também em Vila Isabel.Titia,a mais velha, estudou no grupo escolar, mesma sala, com aquele menino retraído; diziam que não era bonito. Claro, nós todos sabemos que sua beleza estava em outro registro, não o da aparência.Com eles estudou Carolina Cardoso de Menezes, mais tarde pianista e interpréte dos choros e valsas de Ernesto Nazareth, Eduardo Souto. Minha tia tocava piano no estilo de Carolina. Em criança, adorava ouví-la e acompanhar a transformação que aparentava de inteira felicidade e êxtase, quando tocava e com grande emoção.
Minha iniciação no prazer de ouvir os choros de Nazareth vem dessa época: ODEON, TENEBROSO,BREJEIRO e tantos outros, tão lindos...Nasci, portanto em berço musical de ouro.
Os sambas de Noel,Assis Valente,cantados por Carmen Miranda, Aracy de Almeida, as composições de Orestes Barbosa,qualidade em letras e melodias...
Fui apurando o gosto. Gosto que não se discute, aprendi também em menina.

Adoro Caetano Veloso e tudo que ele compõe e canta. Vamos ouvi-lo, num show em Amsterdam , no ano de 2004, cantando lá fora, para holandês nenhum botar defeito, O CINEMA FALADO, de NOEL ROSA.Prestem atenção na letra irônica e na inspiração encontrada lá no morro. A cidade, de hoje, e suas favelas perderam esse diálogo?

Beijo
Maysa



Nenhum comentário: