sexta-feira, 19 de março de 2010

FADO DA SUGESTÃO - COIMBRA




Como adoro cantar vou, aqui, lembrando devagarinho minhas preferências.
Entre elas este fado de Coimbra, o da SUGESTÃO.
Quem me ensinou foi Rui Nazareth, um querido amigo, português de nascimento e, hoje, carioca de coração; pois aqui no Rio formou sua família e trabalha todos esses anos. Conhecemo-nos lá na Faculdade Nacional de Filosofia, na Av. Presidente Antônio Carlos. Ele fazia o curso de Física e eu o de Ciencias Sociais. Ficamos amigos. Frequentava minha casa, em Botafogo, e levava-me às festas em casa de uma família portuguesa, bem na esquina da Av. Rainha Elizabeth com Raul Pompéia, em Copacabana. Ainda hoje, sempre que passo por lá, olho com o olho de ver o prédio erguido em lugar daquela casa alegre, hospitaleira, musical.
As imagens dos pais, das filhas, do casal jovem misturam-se ao som das guitarras portuguesas, e essa lembrança é tão vívida que supera qualquer ruído que na rua, seus passantes, carros e transportes coletivos estejam produzindo.
Com saudade as risadas invadem meus ouvidos, a esquina, e não deixam nenhum lugar para as atuais estridentes buzinas.
Lá ouvi muitas vezes este fado. Meu amigo paciente a me explicar a diferença entre um fado de Lisboa e um de Coimbra.
Hoje, pela manhã, a conversa ocasional e prazerosa que tive com uma senhora portuguesa de 87 anos - D. Olga, fez-me lembrar de tudo isso e aqui estou, graças à tecnologia atual compartilhando mais uma melodia, uma poesia, uma lembrança boa que a vida e os anos não destruiram. Espero que gostem.

Abraço

Maysa



Fado da Sugestão


Não digas não dize sim,
Muito embora amor não sintas.
O não envenena a gente.
Dize sim, ainda que mintas.

Não digas não dize sim,
Sê ao menos a primeira.
Falta-me embora a verdade,
Não sejas tão verdadeira.

música: Alexandre Augusto de Rezende Mendes
letra atribuída à Edmundo Alberto Bettencourt





2 comentários:

Vivi disse...

S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !
Bjs, Vivi.

Maysa disse...

Olá Vivi, Bem vinda!!!

Lembranças tem o poder de manter vívidos momentos especiais.
Depois de nossa oficina vamos ter em mente, antes de clicar:
Para congelar a ação muita luminosidade!!!
Meu blog é assim mais instantes de Ninho que Tempestade.
Beijo
Vamos nos ver!