quarta-feira, 2 de junho de 2010

A POESIA de MÁRIO DE ANDRADE







Estou pesquisando o Mário musicista, que valorizou a expressão popular, a musicalidade das regiões do Brasil, sobretudo, a nordestina. Mário de Andrade foi tão importante para a música, sua divulgação nas escolas; o estudo regular do nosso folclore deve muito a ele.

Mário ainda paira por aí, não só em sua Paulicéia Desvairada ...
Primeira pista: aqui mesmo no Rio, entre os bairros da Glória e Catete, precisamente, no início da Rua Santo Amaro.
Nos dois anos em que morou em nossa cidade um dos prédios onde residiu exibe, orgulhosamente, a placa.
É interessante que esses registros sejam incentivados por projetos culturais, mantidos pelas Prefeituras. Servem para aproximar o cotidiano com nossa arte, os artistas e suas obras com seu povo.
Um poeta, é um poeta, é um poeta...Sua poesia irá embalar outro alguém, como eu , como você ... Irá nos acordar para o que nossos olhos não vêem.
A poesia está em cada um de nós e paira , como Mario, em todo lugar.
Nas bibliotecas públicas, que ele tanto incentivou, existirá aquele livro e algum poema que você escolha para ser seu.
Quanto à poesia selecionei essa delicada, irônica, original...que me foi apresentada nos bancos de ginásio, lá no C.P.II, seção Sul, no Humaitá.



Poemas da amiga


A tarde se deitava nos meus olhos
E a fuga da hora me entregava abril,
Um sabor familiar de até-logo criava
Um ar, e, não sei porque, te percebi.


Voltei-me em flor. Mas era apenas tua lembrança.
Estavas longe doce amiga e só vi no perfil da cidade
O arcanjo forte do arranha-céu cor de rosa,
Mexendo asas azuis dentro da tarde.


Quando eu morrer quero ficar,
Não contem aos meus amigos,
Sepultado em minha cidade,
Saudade.


Meus pés enterrem na rua Aurora,
No Paissandu deixem meu sexo,
Na Lopes Chaves a cabeça
Esqueçam.


No Pátio do Colégio afundem
O meu coração paulistano:
Um coração vivo e um defunto
Bem juntos.


Escondam no Correio o ouvido
Direito, o esquerdo nos Telégrafos,
Quero saber da vida alheia
Sereia.


O nariz guardem nos rosais,
A língua no alto do Ipiranga
Para cantar a liberdade.
Saudade...


Os olhos lá no Jaraguá
Assistirão ao que há de vir,
O joelho na Universidade,
Saudade...


As mãos atirem por aí,
Que desvivam como viveram,
As tripas atirem pro Diabo,
Que o espírito será de Deus.
Adeus.

Se quiser reler ou descobrir mais poemas de Mário clique aqui

Um primeiro abraço de junho

Maysa

Nenhum comentário: