sábado, 13 de junho de 2009

SANTO ANTÔNIO - devoção, festa, oração e lembranças














Foto Zahar ed.



SANTO ANTÔNIO





O mais velho dos meus filhos tem Antônio no nome. Nasceu num dia treze, porisso, fiz minha singela homenagem ao Santo.
E velada. Até hoje, o pai acredita ter escolhido o nome do primogênito. Na verdade, em parte escolheu, mas se não
fosse a feliz coincidência... Santo Antônio era devoção de minha mãe e, há poucos anos, lembrei-me, por inteiro, de uma oração que aprendi, com ela, em pequena.Chama-se Responso de Santo Antônio. Oração do séc. XIII, a mais antiga que se conhece. Prece para achar coisas perdidas, obter proteção e livrar -se de mal a que se receia
Quando entro no Convento fico emocionada.
Aqui no Rio, fica no Largo da Carioca, no morro de Santo Antônio, no entorno do antigo Morro do Castelo.

Seu pátio interno, de onde dá pra ver as arcadas que levam ao claustro, é de uma beleza comovente, de sombras e luzes diáfanas perpassadas entre as folhagens e flores.
Bom pra meditação. Em um de seus quadros, mamãe capturou o recolhimento desse local do Convento: A entrada para a clausura.

No mais, gosto de olhar aquela imagem no altar principal, de entrar na Igreja, de presenciar a devoção do povo simples que ali acorre. Sinto a amorosa presença e companhia de minhas antepassadas.

Junho tem seus santos populares: Antônio, João e Pedro. As festas, comidas, músicas e danças. Alegria e provocação pulam juntas as fogueiras.
Faço aniversário neste mês. Guardo recordações complicadas das festas juninas. Jamais quis comemorar, de forma típica, meu dia de nascimento. Temia o famigerado busca-pé, as bombas cabeça - de - negro.
Prazer mesmo só com as inofensivas estrelinhas e a fogueira, crepitando, soltando fagulhas.
O gesto de aquecer as mãos em meu silêncio de menina. Isso sim era emoção.
Os fogos iluminando o escuro da noite fria e, os balões que sempre me encantaram, no seu singular encontro com as estrelas lá do céu. Tempo mágico em que a gente não pensava em suas quedas ...causando tanto mal.
Menina tímida fui! Tenho uma foto de colégio vestida em trajes caipira. Seria prenda, querência?
Vejo-me, ali, quietinha na pose sugerida à turma da escola primária. Imagem eternizada de, apenas, mais uma sonhadora. Ainda bem que a foto está aí. O que uma garota de dez anos, sente num momento desses?

Eu gosto dela. Da minha infância, dos medos e sonhos que tive. Do desejo maior de todos que é crescer, ficar grande! Toda criança experimenta.
Lembranças saudosas de frases feitas e repetidas à exaustão:
Já prá casa!
Isso lá são horas?
Não, não e não! Pronto.
Gosto de quase tudo. Nem tenho mais tanto pavor, assim, de busca-pé. Mas, detesto, até hoje, as bombas de S.João!
Saboreio as comidas, a apresentação variada de cheiros e cores, vendidas nas barraquinhas, das festas organizadas, as quermesses. Adoro a criatividade das vestes em fitas, chitas, rendas, saias rodadas e compridas.
Cor, cor, até o negro do carvão, que era obtido nas rolhas de cortiça, criando sinais, contornos dos olhos, barbas, bigodes.
Ano passado inventei um bordado, de bandeirinhas coloridas, numa camisa branca para meu neto. Seu nome bordei sob uma só bandeirinha. Presas a um fio de linha, num caminho sugerido.Movem-se quando ele pula, salta, como as verdadeiras que estão penduradas, por todos os cantos, nas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Criança adora surpresa.
Neste junho, preparo mais três camisas embandeiradas para as meninas pularem enfeitando a vida de quem estiver por perto.


Beijos

Maysa

PS: Recomendo o livro: O Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, sua história, memórias e tradição, de Frei Basílio Röwer


Responso de Santo Antônio

Saiba quem busca milagres

Que os enfermos sara Antônio,
Afugenta o erro e a morte,
Calamidade e demônio.

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Necessidades, perigos,

Faz cessar entre os humanos,
Diga-o quem o experimentou,
E mormente os Paduanos.

Prisões e mares lhe cedem,

Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Prisões e mares lhe cedem,
Saúde e coisas perdidas,
São aos mancebos e aos velhos
Por ele restituídas.

V. Rogai por nós, bem-aventurado Antônio.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Alegre, Senhor, vossa Igreja, a intercessão votiva de vosso confessor, o glorioso Santo Antônio, para que se fortaleça sempre com espirituais auxílios, e mereça desfrutar os gozos eternos.Por Jesus Cristo Senhor Nosso.
Amém.




2 comentários:

.:.Isabel.:. disse...

Maysa, sabe que nunca me entendi muito com a Igreja Católica, apesar de desde criança guardar um carinho especial por São Francisco. Já com uns 19 anos, me encantei por São Jorge e só esse ano, me enamorei por Santo Antônio de uma maneira tão firme... E até me lembrei de que quando nasci, ganhei uma medalhinha de Santo Antônio.

Beijos,
Bebel.

maysa disse...

Bebel,

A foto do seu blog está linda, linda. Gosto dos Santos como quem gosta de gente. Converso com eles, peço na hora do perigo e agradeço quando estou feliz! mas fica tudo no campo mais do mágico e do imaginário que do religioso!
Bjs
Maysa