terça-feira, 5 de maio de 2009

HECKEL TAVARES - PENAS DO TIÊ II







A criação e produção de uma revista eletrônica,como o blog, traz inúmeros desafios mas,prazeres e descobertas imprevisíveis.Recomendo.É sobretudo, exercício e criação constantes.
O Ninho e a Tempestade está longe, ainda, de alcançar minha meta de trabalho e lazer.
O ninho real está pronto, mamãe passarinha escolheu o galho, a árvore, o quintal (o meu), faltam os filhotes abrindo o bico atrás de comida...A tempestade afugentou-os.

O Ninho virtual segue... engatinho, ando, paro, caio...volto não, necessàriamente, nessa ordem.
Sonho, com um espaço sempre acolhedor, que traga coisas, ideias e representações da cultura, sem passar correndo pelas escolhas...Quero-o também dinâmico, moderno, melhor dizendo, contemporâneo. Parecido comigo nas coisas boas, se aproximando do desconhecido desejo, do outro, que também é meu.

Estou apaixonada pelas possibilidades e dedico minhas tentativas aos amigos que pacientes ensinam e tiram minhas dúvidas, aos que simplesmente passam e lêem, alguns deixam sugestões. Tem até os que elogiam ... ah! esses não são desse mundo, mesmo! Sou a todos grata. Merci.

Por serem múltiplos os olhares, as emoções -volto hoje- com a canção Penas do Tiê, interpretada por Maria Betânia e Omara Portuondo. Show em SP, março de 2008.
Betânia, assisti pela 1a vez, na sua estreia no Teatro Opinião, no Rio, substituindo Nara, ela tinha 17 anos. As nuances que imprimem à essa canção são tão distintas quanto igualmente lindas.

O autor de Penas do Tiê é Heckel Tavares (1896/1969),
clique aqui e v. estará no Dicionário Cravo Albin, de Música Popular Brasileira, onde encontrará dados da biografia e obra, deste alagoano, músico com formação erudita e popular.Compositor, regente,pianista e folclorista. Dele também: Azulão, Funeral de um Rei Nagô, Casa de Caboclo. Parceiros como Ascenso Ferreira, Luiz Peixoto, o poeta Olegário Mariano.


Beijos

Maysa

4 comentários:

Lunna disse...

Boa tarde, Penas do Tiê é a mesma que a Nara Leão gravou com o Fagner em mil novecentos e lá vai bolinhas?
Bem, se for é linda.
Não tenho como ver o vídeo agora, estou no trabalho hoje, nada de acessos a vídeos e tem alguns blogs então que não dá pra abrir.
Enfim, fico por aqui e volto mais tarde. Abraços

Maysa disse...

Lunna,

Senti nas entrelinhas ...que "O ninho...", foi considerado "bandeiroso', não dá prá abrir com esse "verde vida" que escolhi, xiii!!!!
Quando chegar em casa, me dê o prazer da visita, sim?
Respondo:
É, querida a mesma e é linda! Só conhecia a cantada por Nara e Fagner, como v. diz " em novecentos e lá vai bolinhas".Essa versão, que é a minha preferida, pois adoro o timbre intimista da Nara, está postada aqui, n'O Ninho, dia 2 de maio.
Construir um blog leva a gente a caminhadas incríveis passos, avanços e voltas.
Descobri essa gravação, recente da Betânia com a Omara, e zaz! trouxe, novamente, Penas do Tiê. V. vai gostar, é um momento emocionante, ocorrido aí em S.Paulo, março de 2008.
Volte sempre, conto com sugestões pedidos e críticas.
Vou acompanhar v. na Casa do Mago.


PS: Já fui, agora, na "Casa do Mago". Amei a postagem do seu namorido sobre v.e seu Poema I, delicado, intenso, belo.
Parabéns

TS disse...

Cara Maysa, melhor eu te mandar as rosas direto pois naquela página fica em bxa resolução. Pra qual email? Se o Liber tiver, eu mando pra ele e ele te encaminha.
Prometo ver c/ calma o seu blog noutra hora pq agora tô na pressa... ah, gosto de Nat King Cole! Tinha uma cx de antologia (era de minha mãe), pegaram emprestado e sumiram. Aquele "When I falled in love with you..." (escribi cierto?) é de matar!
beijins.

Maysa disse...

TS

V. já deve ter recebido meu e-mail de agradecimento. Boas fotos.
Abcs