quarta-feira, 9 de março de 2011

MARIA ESTHER MACIEL - POETA




Encantadíssima com o poema Aula de Desenho, procurei sobre a autora. Encontrei na Poesia. Net 97 , aqui . Um registro cuidadoso e preciso sobre Maria Esther Maciel, e sua obra.

Também pode visitar o site da autora:





AULA DE DESENHO


Estou lá onde me invento e me faço:
De giz é meu traço. De aço, o papel.
Esboço uma face a régua e compasso:
É falsa. Desfaço o que fiz.
Retraço o retrato. Evoco o abstrato
Faço da sombra minha raiz.
Farta de mim, afasto-me
e constato: na arte ou na vida,
em carne, osso, lápis ou giz
onde estou não é sempre
e o que sou é por um triz.




OFÍCIO

Escrever
a água
da palavra mar
o vôo
da palavra ave
o rio
da palavra margem
o olho
da palavra imagem
o oco
da palavra nada.


ONDE O POEMA

Entre o nervo e o osso
Entre o eco e o oco
Entre o mais e o pouco
Entre a sombra e o corpo
Entre a voz e o sopro
Entre o mesmo e o outro

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Agora para lembrar que é Quarta-feira de Cinzas, confesso:

A vida segue com seus mormaços
...E imprevistos
Tempestades não abalam
Incertos ninhos...
Construídos no precioso
Mais que preciso
Sumo do amor.

Abraço
Maysa

8 comentários:

Berzé disse...

Maysa e suas dicas! Muito bom!
Abração
Berzé

Maysa disse...

Berzé

Achei que só eu não a conhecia...
Gosto tanto de poesia que procuro sempre o melhor!
E ousada que sou, ainda, soletro meus ais!rsrsrs
Abraço
Maysa

VELOSO disse...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo...
Lembrei do Toquinho quando li seu carinhoso comentário lá no Baú, chegando aqui encontro um lindo poema AULA DE DESENHO vou fazer um comentário e encontro o grande Berzé serão apenas incriveis coincidência! Acho que não a blogosfera é magica!

Maysa disse...

Veloso

Bom Dia! Cá estou colada no micro encantado. Cada vez mais participamos do mundo do outro, em seu interior!
É curioso quando paramos para tentar entender! Então, que assim seja, sigamos. A poesia AULA DE DESENHO é linda mesmo.
Conhece DESENHO da Cecília Meireles?

Desenho


Traça a reta e a curva,
a quebrada e a sinuosa.
Tudo é preciso.
De tudo viverás.
Cuida com exatidão da perpendicular
E das paralelas perfeitas.
Com apurado rigor.
Sem esquadro, sem nível, sem fio de prumo,
Traçarás perspectivas, projetarás estruturas.
Número, ritmo, distância, dimensão.
Tens os teus olhos, o teu pulso, a tua memória.

Construirás os labirintos impermanentes
que sucessivamente habitarás.

Todos os dias estarás refazendo o teu desenho.
Não te fatigues logo. Tens trabalho para toda a vida.
E nem para o teu sepulcro terás medida certa.

Somos sempre um pouco menos do que pensávamos.
Raramente, um pouco mais.


Cecília Meireles
(1963)
In, O Estudante Empírico (1959-1964).


Abraço
Maysa

MJ FALCÃO disse...

"Traça a reta e a curva,
a quebrada e a sinuosa.
Tudo é preciso.
De tudo viverás."
Bela lição...
Cecília Meireles era grande!
o falcão

Maysa disse...

MJ
Gosto deste verso:

"Construirás os labirintos impermanentes
que sucessivamente habitarás."

È profético!
abc
Maysa

Marta Bellini disse...

Ah, vc encontrou!? que beleza!

Maysa disse...

Pois é Marta

vou sempre associar este poema, tão lindo, ao aprendizado que faço visitando teu blog.
Beijo
Maysa