terça-feira, 8 de março de 2011

CARNAVAL , MANTRAS E DIA INTERNACIONAL DA MULHER

foto Maysa M./ Regina Van Der Veid à esquerda e Alaíde Pereira Nunes, no centro/MFPALD*/Rio,11março 2010.








O Carnaval passou por mim suave, na alegria escondida dos olhos que supõem, vêem... E não concluem nada... Acho que só não levitei... Faltou bem pouco, mas consegui relaxar, e quase meditei em plena Avenida Rio Branco, no centro do Rio, tomada pelo encantamento dos grupos alegres, gentis, coloridos, criativos, muitos jovens. Zen estávamos! Eu e um casal de amigos.

Pitoresco o número incrível de homens vestidos de mulher... Bailarinas, ciganas, negas malucas, pinups, gatinhas, oncinhas. Ri muito desse sacrifício todo, erguido em saltos finos e altos, naqueles tornozelos sarados e peludos! Não me refiro aos transexuais ou gays, não! Eram rapazes com suas namoradas, ao lado, e empatando o brilho das mesmas. No quesito criatividade.

Alguém se habilita a uma interpretação psicológica?

Um atrapalhado com a saia de filó, que pinicava suas coxas, queixou-se a mim... Era um belo homem! Tive dó quando olhei o tamanho do salto em que se equilibrava... Mal, e que não fora objeto do queixume. Aquele corpo já não lhe pertencia, por solidariedade elogiei a saia, o tutu de tule. E bem no íntimo sua coragem de se colocar no lugar do outro!

Chamou minha atenção um de peito desnudo, semi encoberto com paletó escuro de executivo, aberto. A cara triste, só... Perdido, talvez, de algum grupo de amigos ou da companheira, vagava fazendo, sem ser gênero, uma figura de amargura em pleno reinado de Momo. Outro, ainda, bem alegre de pirata com um papagaio no ombro, esse sim estava exultante, leve em visível pacto com a felicidade. Sua vigilante namorada, também!

No café da manhã, de domingo para segunda, estive acompanhada por duas de minhas netas, e da agitação da mais nova surgiu-me a idéia de entoar um OMMMMMMMM. O mantra deu certo! Acalmou o momento da curiosa e especial netinha, e bem relaxadas fomos para o fogão fazer um brigadeiro de colher!

A pequenina, então, apurou seus conhecimentos culinários ajudando-me a preparar um prato árabe para a mais velha! O prazer está em muitos lugares e, sobretudo na companhia que nos escolhe ou escolhemos. O resto é criar e fazer junto!

Bom final de carnaval! Nesta terça-feira gorda, e também DIA INTERNACIONAL DA MULHER, que está sendo homenageada em muitos blocos.

Algumas dicas:

1-Para quem ainda escolhe programa de rua:

Hoje, sugiro que sigam o bloco Maria Vem Com As Outras, concentra nos Arcos da Lapa, e sai pelas redondezas, às 16 horas. A bateria Fina Batucada é composta só por mulheres,duzentas, e regida por Mestre Riko, mestre mesmo de percussão nos 365 dias do ano, lá na Escola de Música Villa-Lobos.

O bloco parte do Circo Voador, segue em direção à Sala Cecília Meireles, e retorna ao ponto de concentração. Acho que vou!

2-Para quem vai ficar em casa:

Que tal uma passada no blog da Marta Bellini? Cacarecos da Marta - é super! Em seu perfil encontrei estes dois versos de Maria Esther Maciel: Onde estou não é sempre/ E o que sou é por um triz.

Ainda lá destaco a entrevista com Rose Marie Muraro, dada à Folha de S. Paulo.

http://blogdamartabellini.blogspot.com/2011/03/rose-gente-decente-no-brazil.html

3- Para semana que vem:

Uma festa cheia de carinho, amor e alegria! A aniversariante é Cecília, mulher de destemida coragem, perseverança e coerência política. Foi minha colega nos tempos da FNFI. Agitava nas assembléias da Faculdade Nacional de Filosofia. Querida, nunca subiu em saltos hipotéticos, nem nos do sofrimento! É uma referência, para nós do GTNM-RJ, e para todos que militam pela causa dos Direitos Humanos.

Ao longo das últimas décadas conciliou trabalho, os alunos da psicologia na UFF, dedicação e crescimento profissional com a luta cotidiana pelos Direitos Humanos e as Liberdades Democráticas; várias vezes à frente dos grupos do GRUPO TORTURA NUNCA MAIS-RJ.

Cecília nos convida. Curtam suas palavras:

"Convido a todos para comemorar a Vida em suas expressões mais belas e potentes: o amor, a amizade e a solidariedade.

Como não quero excluir ninguém e não tenho grana para arcar com todas as despesas desta festa, o consumo ficará por conta de cada um.

Será um “happy-hour” (dizem que é assim), dia 16 de março do corrente (4ª feira), das 18 horas às 24 horas no Restaurante Antigua Sapore, à Rua Gomes Freire, 217. A casa estará fechada para a festa e haverá música, dança e mais o que vocês quiserem, puderem e bolarem... Espero por todos e todas!”

Estarei lá no aniversário da Cecília Coimbra, presidente do GTNM-RJ.

Pela Vida, pela Paz, Tortura Nunca Mais.

Mais um abraço de Colombina! O penúltimo deste carnaval de 2011!

Maysa



* MFPALD -Movimento Feminino pela Anistia e Liberdades Democráticas. O depoimento Alaíde dá, Regina a assiste e também é a anfitriã, aqui no Rio. Há quase um ano para a Universidade Federal do Ceará.

2 comentários:

Marta Bellini disse...

Ah, que legal!

Adoraria ver esse bloco maria vai com as outras!

Abração!

Marta

Maysa disse...

Marta

O nome é mais sugestivo do que a expressão corriqueira que conhecemos!

O nome é: MARIA VEM COM AS OUTRAS!

Nosso dia, quando a consciência nos acompanha, é todo dia, não é mesmo?
Parabéns pelo seu blog e grata por acompanhar este Ninho com algumas tempestades.

Adorei o poema da Maria Esther Maciel, conte mais sobre ela. Posso postá-lo?
Abraço
Maysa