segunda-feira, 28 de março de 2011

FLOR DA CEREJA - FLORADA DO SAKURA




Ouço comovida que a temporada do sakura, flor da cerejeira, começa em todo Japão.

Ela é a flor nacional do país, está presente na cultura com forte e extensa simbologia. A partir do sul vai tomando as cidades, as pessoas; corre todo o território, e todo o imaginário daquele povo. Lá é primavera! Tempo de transformação, alegria, amor, felicidade. Os brotos da planta explodem em tons do vermelho ao branco, do rosa ao pêssego. Seu fruto é associado aos aspectos do erótico e do afrodisíaco.

O princípio feminino, a beleza, a sensualidade, a esperança. Acontece uma vez ao ano, e com duração restrita de uma semana.A qualquer instante serão espalhadas pelo vento. A transitoriedade da existência como lição.

No "entre" um brotar e um morrer está a celebração; o povo sai para os parques, cria os festivais de ver a flor ( hanami), ao ar livre! É breve como a vida. Escolhida como emblema no código dos samurais, por esse exato motivo.

Se a vida é passageira, valorizemos o presente, cada momento, o seguinte pode não acontecer... É um despertar, no meio da beleza, para a consciência da fugacidade. Essa nossa condição humana, precária, imperfeita e plena... Plena de estonteante beleza, que a vida, insisto, sempre oferece.

Acompanha rituais de casamento, a volta à escola, ocasiões festivas. Está inserida no gestual do teatro Kabuki. É amuleto de boa sorte e também de amor e afeição.

Volto mais uma vez à infância. Revisito o prazer com que minha mãe arranjava, em jarros de cristais ou murano, as cerejeiras em flor que comprava na feira livre do bairro. Eram frágeis, delicadas, tímidas, róseas, algumas cor de pêssego; traziam beleza, harmonia e um estilo suave, porém profundo, que combinava com nossa sala, e com a alma de minha mãe.

Cometo alguns haicais para o povo japonês, nesse período sakura zen-sen.

1 - Beleza sakura

É primavera no Japão

Corações contentes.


2- A Flor de cereja

brota, cai, desaparece.

Fugaz como a vida...


Saudemos a Primavera japonesa!Colha uma flor de cereja no seu coração.

Ouça uma canção de sakura na flauta.



Abraço

Maysa

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Maysa

Sobre seu comentário. Agradeco a dica, mas o problema não é virus e sim invasão de hackers e contra isto não temos o que fazer. Eu particularmente não gosto da verificação de palavras, pois já recebemos tão poucos comentários em relação ao número de pessoas que nos visitam diariamente e seu que se colocar este dispositivo cairá pela metade. Neste caso prefiro correr riscos, afinal quem está online, está arriscado a todo tipo de agressões externas.

Bjooooooooooo............

http://amigadamoda.blogspot.com

Maysa disse...

Querida kinha
a pedido pesquise e depois coloque no seu blog amig da moda algo sobre a febre cultural das cerejeiras em flor.
Vi muitas tatuagens, utensílis etc.
mas moda mesmo japonesa tem que ter quimono, então? quem sabe v. descola um imperial!!
beijo e receba uma flor de cereja em seu coração.Boa Sorte, Amor e Afeição.
Beijo