sexta-feira, 24 de abril de 2009

JORGE DA CAPADÓCIA - 23 DE ABRIL DE 2009


São Jorge desenhado por Roger Mello!
Upload feito originalmente por
Massarani


JORGE cavaleiro, guerreiro e santo!
Das terras distantes, díspares.Povos e suas culturas, sob sua proteção, se amparam.
Da misteriosa Capadócia a lenda se espalha e o mundo a reconta, de novo conta, canta, ajoelha e reza ! Inglaterra, Portugal, Alemanha, Brasil...Outros mais o reverenciam.

Protetor querido, elo entre pessoas e lugares. Devoção mais forte que uma só religião possa dar conta. Força maior que uma só lenda possa contar.
Vencido o mítico dragão, continua a lutar e, no imaginário de todos, montado em seu cavalo branco, são muitos os JORGES e um só, que virá para nos livrar do mal, da injustiça.

OGUN, nosso pai. Seus filhos todos guerreiros, combatentes do bem, trazem encantos e poderes.

VIVA SÃO JORGE!!!

Nas artes, em especial na música, nossos Jorges estão aí, Benjor, Mautner, meus preferidos.
O caminho é para se caminhar e quem puder continuar.

Salve a criatividade de um Jorge Amado, Jorge de Lima, a simpatia e alegria do Jorge Veiga, cantor de incomparável registro. Estarão, todos, em bom lugar mais perto do Santo Padroeiro.

SALVE SÃO JORGE!!!

Na casa de meus pais, uma imagem fluorescente do Santo, despertava em mim, além da curiosidade, uma aura de mistério... vinda dos silêncios profundos e recolhimento nas orações que os adultos faziam. Houve um tempo em que a imagem ficava no meu quarto. Assistia meu pai, cena que se repetia à cada dia, antes de sair para o trabalho, parar diante do Santo e se persignar, contrito. Um rito forte na imagem e no significado.

SALVE SÃO JORGE!!!

Beijo

Maysa

4 comentários:

Vivianne Pontes disse...

Que lindo esse São Jorge!

Maysa disse...

Cara Vivi,
É seu para sempre!Arte é ação, captura,embate,êxtase.São Jorge transmite tudo isso na criação de Roger Mello e na foto de Mariana Massarani.

ze disse...

no dia 22 de abril é a festa de s. Theodoro, um profeta da Igreja que viveu no mesmo lugar uns 300 anos depois e que é dito fez muito pelo culto de s. Jorge. Profeta do jeito antigo a pé, na pobreza e na caridade. Soma.

Maysa disse...

Soma, Zé.
E, bemvindo ao "ninhoeatempestade"!
Abcs